Intelectu
1 de Novembro de 2004 ⋅ Opinião

Filosofias para todos

Desidério Murcho

Nascida em 1999, a Intelectu é uma revista semestral de "divulgação filosófica" com o apoio da Sociedade Portuguesa de Filosofia, como pode ler-se na Apresentação. Dirigida por Sara Bizarro, publicou já oito números. Inteiramente gratuita, publica textos sobre temas filosóficos acessíveis ao grande público. A sua maior inovação é a publicação de literatura filosófica — pequenos contos de cariz filosófico, dos quais se destacam "Em Solipse", de Pedro Galvão e "Sad, Sad Life", de Pedro Fonseca. Na Intelectu encontra-se também críticas a livros e entrevistas. Apesar de a maior parte dos materiais publicados se apresentarem em português, alguns estão em língua inglesa e francesa.

O último número é de Maio. Neste número, pode ler-se artigos de Aires Almeida ("Será a Distinção Analítico-Sintético um Dogma?"), Adriana Silva Graça ("Termos para Espécies Naturais"), Sofia Miguens ("Introdução à Filosofia da Mente e do Conhecimento") e Vítor Moura ("Intentions in Action"), entre outros.

De interesse particular são algumas traduções de inéditos, como "O Sentido da Vida," de Moriz Schlick, e "Como nos Tornarmos um Homem de Génio," de Bertrand Russell, assim como algumas críticas a livros que deviam ser amplamente estudados, divulgados e discutidos. O caso mais notável é o de Michael Walzer e o seu livro Just and Unjust Wars, apresentado por Pedro Madeira de forma iluminante, e particularmente relevante para o novo contexto internacional dado a guerras anunciadas com base em ameaças secretas inventadas.

No Arquivo encontramos todos os números anteriores. Encontram-se aqui artigos sobre arte, cinema, Dennett, Chomsky, democracia e educação, a navalha de Ockham, a fé, Tolstoy, inteligência artificial e outras ameaças do género. A Intelectu tem ainda a particularidade de estar aberta à participação dos leitores; se tem um artigo ou uma crítica a um livro que quer divulgar e que se enquadre na orientação da revista, basta enviá-lo para info@intelectu.com.
Desidério Murcho
Publicado originalmente na revista Os Meus Livros
Termos de utilização ⋅ Não reproduza sem citar a fonte