Enigmas da Existência
17 de Março de 2010 ⋅ Filosoficamente

Problemas metafísicos

Enigmas da Existência: Uma Visita Guiada à Metafísica, de Earl Conee e Theodore Sider
Tradução de Vítor Guerreiro
Revisão científica de Desidério Murcho
Lisboa: Bizâncio, Março de 2010, 272 pp.
RecensãoComprar

Uma introdução à Metafísica, acessível, competente e apaixonante, escrita por dois filósofos de primeira linha.

The Times

As questões da metafísica são das mais profundas e enigmáticas. O que é o tempo? Serei realmente livre ao agir? O que faz de mim a mesma pessoa que era em criança? Porque há algo em vez de nada? Será que sou realmente livre, ou tudo está determinado desde antes do meu nascimento?

Se alguma vez deu consigo a fazer algumas destas perguntas, este livro é para si. Tratando ainda da existência de Deus e da constituição última da realidade, este livro é um guia para quem gosta de raciocinar cuidadosamente sobre estes e outros temas da metafísica — incluindo o problema de saber o que é afinal a própria Metafísica.

Enigmas da Existência torna a metafísica genuinamente acessível e até divertida. O seu estilo vívido e informal dá fulgor aos enigmas e mostra como pode ser estimulante pensar sobre eles. Não se exige qualquer formação filosófica prévia para desfrutar deste livro: qualquer pessoa que queira pensar sobre as questões mais profundas da vida considerará Enigmas da Existência um livro provocador e aprazível.

Earl Conee
Earl Conee é professor de filosofia na Universidade de Rochester, autor de vários artigos e co-autor (com Richard Feldman) de Evidentialism: Essays in Epistemology (Oxford University Press, 2004).
Theodore Sider
Theodore Sider é professor de filosofia na Universidade de Nova Iorque, e autor de Logic for Philosophy (Oxford University Press, 2010) e Four Dimensionalism: An Ontology of Persistence and Time (Oxford University Press, 2003), além de vários artigos publicados em revistas da especialidade. Organizou também, com Dean W. Zimmerman, a antologia Contemporary Debates in Metaphysics (Wiley-Blackwell, 2007).

Índice

Introdução

  1. Identidade Pessoal
  2. Fatalismo
  3. Tempo
  4. Deus
  5. Por Que Não Nada?
  6. Livre Arbítrio e Determinismo
  7. Constituição
  8. Universais
  9. Possibilidade e Necessidade
  10. O Que é a Metafísica?

Agradecimentos
Índice de termos e abreviaturas

Termos de utilização ⋅ Não reproduza sem citar a fonte