Dicionário de Ética e Filosofia Moral
1 de Maio de 2004 ⋅ Ética

Uma obra de referência

Weber Lima
Dicionário de Ética e Filosofia Moral, org. por Monique Canto-Sperber
UNISINOS, 2003, 1782 pp., 2 vols.
Comprar

A edição em português do Dicionário de Ética e Filosofia Moral está razoável e bem cuidada. O tamanho da obra é imponente: 1779 páginas em dois volumes com boa encadernação e boa diagramação. 250 professores especialistas em Ética e outras áreas filosófico-científicas colaboraram nos verbetes que abarcam da Grécia Antiga a contemporaneidade. A edição francesa é de 2001 (PUF) e um pouco mais extensa: 1809 páginas (1.ª edição) e 1832 páginas (2.ª edição), provavelmente devido às características da impressão na França e do idioma francês. A impressão no Brasil data de 2003.

A obra conta com um interessante comentário sobre os colaboradores dos verbetes (aliás, presentes em algumas boas obras), e um índice de conceitos gregos, necessário para análises mais precisas (merecedor de destaque porque infelizmente não é muito comum, pelo menos aqui no Brasil, mesmo em boas obras). Conta ainda com um índice das doutrinas, escolas e correntes filosóficas, além do tradicional índice remissivo e por nomes (sem dúvida muito útil para localização rápida dos assuntos, autores e conceitos). Os especialistas colaboradores nos verbetes são de diferentes abordagens filosóficas e mesmo outras áreas científicas do conhecimento, como, aliás, espera-se em uma obra desse porte.

A estrutura "enciclopédica" da obra auxilia na compreensão dos conceitos, escolas e autores bem como na interação entre uns e outros. Senti falta, entretanto, da inserção de algumas imagens e gráficos que tornariam mais atraentes as consultas e atenuariam o aspecto "pesado" do dicionário (como é o caso do livro Filósofos e Correntes Filosóficas em Gráficos e Diagramas, de Milton Hunnex, no Brasil editado pela Editora Vida. Um livro bem menos extenso, mas muito útil no intercruzamento de conceitos, segundo minha análise) para o público que se inicia na Ética e Filosofia Moral.

É uma obra que vale a pena (sendo muito bem-vinda esta tradução em língua portuguesa), segundo a minha compreensão da mesma, fazer parte de nossas estantes.

Weber Lima
weberlima@uol.com.br
Termos de utilização ⋅ Não reproduza sem citar a fonte