Elementos Básicos de Filosofia, de Nigel Warburton
7 de Abril de 2007 ⋅ Filosofia Aberta

Descomplicar a filosofia

Elementos Básicos de Filosofia, de Nigel Warburton
Edição revista e aumentada
Tradução de Desidério Murcho
Revisão científica de António Franco Alexandre
Gradiva, Abril de 2007, 284 pp.
ComprarExcertoRecensão 1Recensão 2

Agora numa nova edição, esta é uma das mais bem-sucedidas introduções à filosofia editadas nos últimos tempos. Numa linguagem clara, precisa e despretensiosa, esta obra introduz de forma estimulante os seus leitores no mundo fascinante da filosofia. Cada capítulo aborda uma disciplina filosófica, da ética à filosofia da ciência, passando pela filosofia da religião e pela epistemologia, pela filosofia política, pela filosofia da mente e pela filosofia da arte. Questões como a natureza da própria filosofia, a existência de Deus, a vida após a morte, a liberdade de expressão, a distinção entre corpo e mente, a natureza da ciência, a definição da arte, entre outras, são aqui apresentadas de forma bastante apelativa e discutidas criticamente.

Nesta segunda edição portuguesa (quarta edição inglesa), Warburton acrescentou secções em vários capítulos, reviu outros e actualizou a lista de leituras complementares. Se alguma vez quis saber se o mundo é realmente como pensa que é, então este é o livro indicado para si.

Essencial para estudantes de filosofia, esta obra é também do máximo interesse para estudantes de direito, teologia, ciências naturais, psicologia e artes, para além de constituir uma excelente fonte de reflexão para o público em geral, pois mostra como pensar rigorosa e sistematicamente sobre temas que a todos interessam, como a eutanásia e a democracia.

Aclamação

"Elementos Básicos de Filosofia continua, com todo o mérito, a ser a mais recomendável introdução à filosofia disponível no mercado. Warburton é metódico, cuidadoso e, acima de tudo, claro. Não há melhor introdução breve à filosofia." (Stephan Law, Universidade de Londres)

"Nigel Warburton escreveu um excelente guia para a prática do pensamento filosófico." (Dave Deal, Universidade de Oxford)

"Passados dez anos e várias edições, este continua a ser o melhor livro dentro do seu género." (Don Cupitt, Universidade de Cambridge)

"Elementos Básicos de Filosofia, de Warburton, proporciona uma visão sistemática dos problemas e teorias da disciplina e, para além disso, ensina a dominar as técnicas elementares que permitem investigar esses problemas e avaliar essas teorias. Ambas as coisas são condições prévias para ler proveitosamente as grandes obras clássicas e contemporâneas." (Pedro Galvão, Público)

Nigel Warburton

Sobre o autor

Nigel Warburton é Senior Lecturer na Open University. É autor de Grandes Livros de Filosofia (Edições 70, 2001), Thinking From A to Z (Routledge, 2.ª ed., 2000), Freedom: An Introduction with Readings (Routledge, 2000) e The Art Question (Routledge, 2002), além de co-autor e organizador de outros livros.

"O meu objectivo é oferecer ao leitor instrumentos para pensar por si próprio sobre temas filosóficos [...]. Esses temas não interessam apenas aos filósofos: emergem naturalmente das circunstâncias humanas; muitas pessoas que nunca abriram um livro de filosofia pensam espontaneamente nestes temas." (Nigel Warburton)

Termos de utilização ⋅ Não reproduza sem citar a fonte