O Que é a Arte?
18 de Outubro de 2007 ⋅ Filosoficamente

A natureza da arte

O Que é a Arte?, de Nigel Warburton
Tradução de Célia Teixeira
Revisão científica de Desidério Murcho
Bizâncio, Outubro de 2007, 186 pp.
ExcertoComprar

Com a sua habitual clareza e precisão, Nigel Warburton apresenta neste pequeno livro as teorias filosóficas centrais sobre o problema da definição da arte. Aparentemente, todos sabemos o que é a arte; contudo, mal tentamos articular uma definição ou mesmo uma simples caracterização, enredamo-nos imediatamente em dificuldades. Será a arte fundamentalmente expressão de emoções ou vivências? Ou será sobretudo uma linguagem, uma forma significante? Poderá a arte ser realmente definida, ou será um conceito aberto insusceptível de ser definida?

Estas e outras questões são estudadas de forma descontraída mas precisa neste pequeno livro. Recorrendo fortemente à história da arte, da qual retira vários exemplos importantes para ilustrar a discussão, Warburton apresenta neste pequeno livro uma introdução lúcida a um tema central da filosofia da arte e da estética.

Da máxima importância para professores e estudantes de filosofia e de artes, este livro será também do máximo interesse para artistas e qualquer pessoa interessada nas artes e na reflexão filosófica sobre as artes.

Nigel Warburton

Sobre o autor

Nigel Warburton é Senior Lecturer na Open University. É autor de Elementos Básicos de Filosofia (Gradiva, 2007), Grandes Livros de Filosofia (Edições 70, 2001), Thinking From A to Z (Routledge, 2.ª ed., 2000) e Freedom: An Introduction with Readings (Routledge, 2000), além de co-autor e organizador de outros livros.

"O meu objectivo é oferecer ao leitor instrumentos para pensar por si próprio sobre temas filosóficos [...]. Esses temas não interessam apenas aos filósofos: emergem naturalmente das circunstâncias humanas; muitas pessoas que nunca abriram um livro de filosofia pensam espontaneamente nestes temas." (Nigel Warburton)

Índice

Ilustrações
Agradecimentos
Introdução: Arte e Filosofia

  1. Forma Significante
  2. Expressão de Emoção
  3. Semelhanças de Família
  4. Contextos Institucionais
  5. E Agora?

Notas
Bibliografia
Leituras complementares
Índice analítico

Termos de utilização ⋅ Não reproduza sem citar a fonte