Contos do Entardecer, de Antônio Ribeiro de Almeida

Reminiscências

Cecília Demian
Contos do Entardecer, de Antônio Ribeiro de Almeida
Editora Rio-Pretense, 2002, 98 pp., 2002

"Contos do Entardecer", de Antônio Ribeiro de Almeida, é uma delícia de ler. Assim como são os artigos que ele escreve, com senso apurado e estilo elegante, para as páginas de Opinião, do jornal Diário da Região de São José do Rio Preto, para o Correio de Uberlândia e A Imprensa. Nestes contos que ele compartilha com o leitor, estão as reminiscências do primeiro dia de aula (quem se esquece da primeira professora?), as relembranças do Natal da infância e outras histórias catadas nos cantos das Minas Gerais, onde nasceu. Cabo Paulino, Astrogildo, os Córdovas, a preta velha Sá Anja saem do passado e vêem viver connosco suas vidas plenas de sabedoria, aventura e simplicidade. São os olhares da alma que não se desmancham.

O leitor vai se encantar com o texto de Ribeiro, um homem profundamente cristão, que, a cada pensamento, a cada construção de frase, nos remete a uma reflexão.

No conjunto de contos, uma sapiência nata, que ele burilou nos bancos acadêmicos e nos meandros da vida. Uma sapiência amineirada, conquistada pelos estudos nas diversas universidades que cursou e onde ensinou, mais tarde. Uma sapiência não silenciada e, sim, revelada através dos personagens, rústicos ou titulados, em textos límpidos. Uma sapiência que dá plenitude ao escritor Ribeiro.

O autor nasceu na cidade mineira de Visconde do Rio Branco, em 1935. Fez cursos de Filosofia e Psicologia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Participou do movimento Ação Católica liderado pelo dominicano Frei Mateus Rocha. Ficou algum tempo afastado da Igreja Católica, militando no Partido Comunista. Foi reconduzido ao catolicismo pelas mãos do jesuíta Henrique C. de Lima Vaz (1922-2002). Casado com a pianista Zélia Gomes Luz Ribeiro de Almeida, é pai de Cláudia e Henrique. Iniciou a carreira de professor, ensinando Filosofia na UFMG; mais tarde, Psicologia Social, na Faculdade de Filosofia de Assis (SP). Aprovado em concurso na USP, passou a lecionar em Ribeirão Preto onde fez doutoramento em Psicologia Social. O pós-doutoramento foi feito na University of Hawaii, junto ao professor Arthur W. Staats. Hoje, Ribeiro mora em São José do Rio Preto, Estado de São Paulo, onde nos brinda com sua elegância de convívio e textos preciosos.

Em "Contos do Entardecer", ele recompõe parte de sua história pessoal e nos dá uma visão serena de um tempo que só ele viveu. Mas que o leitor também pode sentir.

Cecília Demian

Termos de utilização ⋅ Não reproduza sem citar a fonte