[an error occurred while processing this directive] [an error occurred while processing this directive] Filosofia, de Luís Rodrigues
Junho de 2003 ⋅ Ensino da filosofia

Permitir ensinar e aprender filosofia

Álvaro Nunes
Filosofia, 10.º ano, de Luís Rodrigues
Plátano Editora, 2003

Um bom manual de filosofia tem de permitir ensinar e aprender filosofia. Esta verdade tão simples pressupõe uma concepção correcta da filosofia e dos seus instrumentos e métodos de trabalho. Contudo, na maior parte dos manuais não é possível encontrar tal coisa e é por isso que se perdem em triavialidades, afirmações vagas ou ambíguas e uma profusão de textos que, a pretexto de pôr desde logo os alunos em contacto com a diversidade das concepções que os próprios filósofos têm do que fazem, servem apenas para confundir e para confirmar que irão passar o ano lectivo a aprender um conjunto de afirmações e distinções subtis e de interesse e utilidade bastante discutíveis.

Felizmente, de vez em quando encontramos um manual que é uma excepção. É o caso do manual Filosofia ― 10.º ano de Luís Rodrigues, que a Plátano Editora publica. Antes de mais, Filosofia ― 10.º ano não se perde em vaguezas e trivialidades. A exposição é clara, sóbria, cuidada e os conteúdos adequados, permitindo que os alunos aprendam efectivamente os principais problemas, teorias e argumentos de cada área temática. (Este é um ponto que merece destaque, porque está longe de ser a regra.) Além disso, a exposição é frequentemente acompanhada por uma rubrica com a designação "Para pensar", que incita os alunos a reflectir sobre aspectos relevantes do que estão a estudar e cada capítulo tem, no final, actividades, que permitem testar de forma mais ampla os conhecimentos adquiridos, requerendo com frequência a sua aplicação a situações novas.

O único ponto negativo, embora secundário, é o aspecto gráfico, que me parece menos conseguido do que o de outros manuais do mesmo autor. Mas não nos iludamos. Estamos perante um bom manual que, como já dissemos, partindo de uma concepção adequada de filosofia, permite que os professores ensinem e os alunos aprendam.

Álvaro Nunes
Texto retirado de Filosofia e Educação
[an error occurred while processing this directive] [an error occurred while processing this directive] [an error occurred while processing this directive]