O Terceiro Milénio, de Colleen McCullough

Um novo Jesus Cristo

Joana Feteira
O Terceiro Milénio — A Paixão segundo o Dr. Christian, de Colleen McCullough
Tradução de Ana Maria Amador
DIFEL, 1985, 363 pp.

A história passa-se na América, em 2032. Um psicólogo (Joshua) de 32 anos vive numa pequena cidade com a família. De todas as pessoas que o procuram (doentes), uma grande parte fica recuperada, e ele tem sucesso na sua profissão. Conta, ainda com a ajuda dos irmãos e cunhadas, pois estão todos ligados ao mesmo ramo. É um homem bom, que vive na obscuridade.

No entanto, um grupo de pessoas do governo levam a cabo uma "operação procura". O objectivo desta procura é encontrar uma pessoa que leve o amor ao coração dos homens, um novo Jesus Cristo (como se faz menção no fim do livro). Um homem que tenha uma enorme capacidade de compreensão e sobretudo, carisma. Por detrás deste enorme enredo, está uma mulher (Judith) maquiavélica, manipuladora, ambiciosa, que manipulará Joshua, da obscuridade à fama mundial. Ele que sempre quis ajudar o maior número de pessoas, teve a sua oportunidade, não conseguindo perceber que estava a agir de uma maneira que conduzia à tragédia.

Lançou um livro, percorreu o país todo, de norte ao sul, participou em todos os canais de TV e de rádio, conquistou o mundo, sempre com a Judith atrás. Ele ultrapassa todas as expectativas, revelando um estranho poder. Mas ele não passa de um homem, frágil, dependente... Na sua peregrinação pelo país, empreende longas caminhadas, em ambientes bastante frios, e vai ficando com o corpo cheio de furunculos, abcessos, equimoses, feridas... Por fim, morre, crucificando-se, depois de ter atingido um estado de loucura. Judith, ri-se do que aconteceu, casa-se com o presidente e o mundo fica outra vez sem alguém a quem seguir...

Termos de utilização ⋅ Não reproduza sem citar a fonte