London Philosophy Study Guide, org. por M.G.F. Martin
16 de Setembro de 2004 ⋅ Filosofia

Orientar os estudos

Desidério Murcho
London Philosophy Study Guide, org. por M.G.F. Martin
University of London, 2001, 214 pp.
Puxar

Um dos problemas sentidos por professores e estudantes de filosofia é uma certa desorientação relativamente ao que nos compete estudar nas diferentes disciplinas da filosofia. Isto resulta em parte de um desconhecimento dos principais problemas hoje em dia discutidos nas diferentes áreas da filosofia, além de um estranho afastamento da discussão filosófica internacional de ideias. Por esta razão, este Guia da Universidade de Londres é uma pérola para qualquer estudante ou professor que procure orientação no seu estudo.

O Guia é composto por 23 capítulos, 22 dos quais são dedicados a várias áreas da filosofia, que correspondem às "cadeiras" estudadas na Universidade de Londres. O primeiro capítulo é apresenta algumas informações gerais para orientar o estudante: conselhos sobre como se lê um texto filosófico, como se escreve um ensaio, como se citam fontes, o que se considera plágio, e outras informações gerais, como uma lista de enciclopédias e colecções de filosofia úteis, livrarias reais e virtuais e recursos electrónicos à disposição dos estudantes desta Universidade.

Cada um dos capítulos seguintes tem aproximadamente a mesma estrutura: apresenta brevemente a área em causa, juntamente com algumas obras introdutórias recomendáveis. De seguida, o Guia isola vários problemas, agrupando-os por afinidades naturais, e explica brevemente esses problemas, apresentando de seguida a bibliografia relevante. Em muitas disciplinas, a apresentação dos problemas contemporâneos é antecedida da apresentação dos textos históricos centrais.

As áreas abrangidas pelo Guia são as seguintes: Lógica e Metafísica; Epistemologia e Metodologia; Ética; Filosofia Política; Filosofia Grega; Filosofia Moderna; Filosofia da Mente; Filosofia da religião; Filosofia da Linguagem; Filosofia da Ciência; Estética; Lógica Simbólica; Filosofia Pós-Aristotélica; Filosofia Medieval; Filosofia Indiana; Kant; Filosofia Alemã do Séc. XIX; Fenomenologia; Frege, Russell e Wittgenstein; Marxismo; Filosofia da Matemática; Filosofia da Psicologia.

É um Guia crucial para o desenvolvimento do estudo de quem encara a filosofia como mais do que mera conversa de café com muitas notas de rodapé. E ainda por cima é distribuído gratuitamente em PDF! (A versão em formato de livro é vendida nos departamentos de Filosofia da Universidade de Londres, mas não nas livrarias.)

O Guia resulta do programa conjunto de Filosofia que junta o King's College, o University College e o Birbeck College, e que permite a qualquer aluno de qualquer dos colégios assistir às aulas dos outros colégios — uma cooperação ela mesma um modelo do que se podia fazer em cidades como Lisboa (onde coexistem 3 cursos de Filosofia que se ignoram entre si), não fosse o clubismo e as burocracias paralisantes.

Graças às livrarias on-line de confiança, como a Amazon inglesa, estudantes e professores de filosofia podem estabelecer um plano de estudos, comprando on-line a bibliografia relevante para o seu estudo — já que a probabilidade de encontrarem a maior parte das obras centrais da tradição filosófica na Biblioteca da Faculdade são remotas.

Desidério Murcho
Termos de utilização ⋅ Não reproduza sem citar a fonte