Pensar Outra Vez: Filosofia, Valor e Verdade
27 de Dezembro de 2005 ⋅ Filosofia

Reflexões centrais

Pensar Outra Vez: Filosofia, Valor e Verdade, de Desidério Murcho
Vila Nova de Famalicão: Edições Quasi, 2006, 197 pp.
Comprar: PapelKindle
Recensão

Em Pensar Outra Vez: Filosofia, Valor e Verdade o leitor é convidado a visitar alguns problemas centrais de diferentes disciplinas da filosofia. Incluindo temas como o sentido da vida, o cepticismo sobre o mundo exterior, a natureza da ciência, a importância da crítica e da argumentação para a democracia, o vegetarianismo e a protecção dos animais não humanos, assim como o legado de Bertrand Russell e a natureza do tempo, trata-se de uma leitura fascinante para o grande público, sendo também esclarecedora para professores e estudantes.

Será que a vida tem sentido? Para muitas pessoas, esta é a questão fundamental da filosofia. Mas esta é uma perspectiva redutora da filosofia, que se ocupa de muitos outros problemas tão ou mais importantes.

"Como não existe entre nós grande tradição filosófica, como se pensou que pensar a saudade era a nossa filosofia possível, a verdade é que os poucos livros que vão sendo escritos nesta área raramente têm uma dimensão que não seja técnica, especializada, profissional, e o resto é, na melhor das hipóteses, ensaísmo de superfície, anémico e fútil. Mas há excepções: por exemplo, Desidério Murcho, numa linha claramente analítica, mas com uma clareza e uma inteligência exemplares, lançou um livro de iniciação a que deu o título de Pensar Outra Vez: Filosofia, Valor e Verdade (edição de grande qualidade gráfica na Quasi)." (Eduardo Prado Coelho, Público, 9 de Junho de 2006)

Numa linguagem clara e acessível, mas sem perder o desejável rigor, o autor apresenta e discute os seguintes problemas centrais da filosofia, entre outros:

Desidério Murcho

Sobre o autor

Desidério Murcho (n. 1965) é autor de Essencialismo Naturalizado (Angelus Novus, 2002), A Natureza da Filosofia e o seu Ensino (Plátano, 2002) e O Lugar da Lógica na Filosofia (Plátano, 2003). Organizou com Aires Almeida a antologia Textos e Problemas da Filosofia (Didáctica, no prelo) e com João Branquinho a Enciclopédia de Termos Lógico-Filosóficos (2.ª edição revista e aumentada, Quasi, no prelo). É licenciado e mestre em Filosofia (Universidade de Lisboa) e prepara actualmente um doutoramento (King's College London) na mesma área, onde é também tutor em Lógica Filosófica, Ética e Filosofia da Religião e orientador de pós-graduados. Colunista do suplemento "Mil Folhas" do jornal Público, é director da maior revista virtual portuguesa de filosofia: Crítica (www.criticanarede.com). É formador de professores de filosofia do ensino secundário.

Índice

Prefácio

  1. Matrix, cepticismo e o valor da realidade
  2. Sísifo e o sentido da vida
  3. Ciência e bruxaria
  4. Subjectivismo e antropocentrismo
  5. Zen e a arte de manutenção da filosofia
  6. Necessidade e anti-realismo
  7. Epistemologia da argumentação
  8. Filosofia, lógica e democracia
  9. Vegetarianismo ético minimalista
  10. A protecção dos animais não humanos
  11. Russell e a filosofia
  12. A morte da filosofia
  13. O tempo e a filosofia

Referências e leituras

Termos de utilização ⋅ Não reproduza sem citar a fonte