A Lógica dos Verdadeiros Argumentos
13 de Março de 2008 ⋅ Lógica

Apresentação

A Lógica dos Verdadeiros Argumentos, de Alec Fisher
Tradução de Rodrigo Castro
Revisão de Desidério Murcho
S. Paulo: Editora Novo Conceito, 2008, 332 pp.
Excerto

A Lógica dos Verdadeiros Argumentos é uma contribuição para os escritos de um campo já bastante vasto e não pretende ser abrangente. No entanto, é única em vários aspectos. Por exemplo, o foco principal não é tanto o raciocínio do dia-a-dia, mas a argumentação teórica do tipo com que os estudantes de faculdade se deparam ao longo de suas jornadas. O livro analisa principalmente argumentos teóricos elaborados sobre o mundo natural, política e filosofia — um tipo de argumento que é complexo, relevante e difícil de enfrentar.

Grande parte deste livro se dedica a discutir exemplos específicos de raciocínio: as fontes vão de Thomas Mathus a Karl Marx, e de Caspar Weinberger a Charles Darwin. Há também um Apêndice, no qual se delineiam algumas das ideias básicas sobre a lógica formal clássica. Esse capítulo inclui uma explicação demorada da noção de validade dedutiva, em termos da noção de forma lógica (estrutura lógica). Além disso, a notação lógica proposicional e da lógica predicativa, as tabelas de verdade e as tabelas semânticas são apresentadas na medida em que são relevantes para o que se expõe. No final, o leitor encontrará um grande número de exercícios seleccionados cuidadosamente.

Esta edição de A Lógica dos Verdadeiros Argumentos apresenta um método diferente de analisar e avaliar argumentos. Discutem-se vários exemplos, de artigos de jornais a trechos de textos clássicos, de excertos mais fáceis e alguns muito mais complicados. Mostra-se aos estudantes como utilizar a pergunta "Que argumento ou indício justificaria a minha crença em Y?"; e também como enfrentar argumentos hipotéticos que começam com a expressão "Suponha que X era verdadeiro...".

Este livro pretende ajudar os estudantes a pensar criticamente a respeito do tipo de argumentos teóricos e fundamentados que costumam encontrar ao longo dos seus estudos, incluindo argumentos sobre o mundo natural, a sociedade, a política e a filosofia. O livro promete ser de bastante utilidade para estudantes e professores de uma ampla gama de disciplinas, incluindo a filosofia, o direito e as ciências sociais.

Índice

Prefácio da primeira edição
Prefácio da segunda edição
Agradecimentos

  1. Introdução
  2. Um método geral para a análise de argumentos
  3. Um primeiro exemplo — de Thomas Malthus
  4. Raciocinando sobre a dissuasão nuclear
  5. Um exemplo de John Stuart Mill
  6. Argumentos sobre a existência de Deus
  7. Como interagem sua mente e seu corpo?
  8. Suponha, por hipótese, que...
  9. Um exemplo de Karl Marx
  10. Avaliando argumentos "científicos". Alguns exemplos iniciais
  11. Pressupostos filosóficos

Apêndice: lógica formal elementar
Exercícios
Bibliografia
Leitura complementar
Índice analítico

Termos de utilização ⋅ Não reproduza sem citar a fonte