[an error occurred while processing this directive] [an error occurred while processing this directive] Retrato de Mulher, de Henri Rousseau (1895–1897)
15 de Outubro de 2005 ⋅ Teses de filosofia

Apresentação

Helena de Fátima Gonçalves de Castro
Emancipação da Mulher e Regeneração Social no Século XIX Segundo Lopes Praça, de Helena de Fátima Gonçalves de Castro
Supervisão de Pedro Calafate
Dissertação de Mestrado
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Lisboa, 2000, 246 pp. (56 764 palavras)
Puxar

Lopes Praça escreveu uma única obra onde analisa a condição da mulher nas várias dimensões, sendo o primeiro autor português a defender para a mulher a liberdade industrial e o acesso ao ensino secundário. Sendo um monarca liberal apresenta um pensamento independente e mais arrojado sobre as liberdades femininas quando comparado com todos os outros autores do século XIX, mesmo dentro da área republicana. A dissertação procura mostrar a modernidade do pensamento de Lopes Praça, eminente jurista português, numa obra ainda nunca comentada. São abordadas as relações da Mulher com a Religião, com o Direito Civil — todas as dimensões da vida social —, e, finalmente, faz-se uma reflexão sobre a questão da "natureza do feminino".

Helena de Fátima Gonçalves de Castro (junhojulho@mail.pt) nasceu em Angola em 1967; professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pela Escola do Magistério Primário de Lisboa, desde 1988 a 1999; licenciada em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa, FCS, em 1995; professora do grupo 24 do QND da Escola Secundária de Vouzela, desde 2004, onde exerceu também as funções de Professora dos Apoios Educativos desde 2002 a 2005; concluiu a Pós-Graduação em Bioética na UCP (Pólo de Viseu), pelo Instituto de Bioética da UCP do Porto, em Setembro de 2003; actualmente frequenta o 3.º Ano da licenciatura em Ciências Religiosas na UCP (Pólo de Viseu).
[an error occurred while processing this directive] [an error occurred while processing this directive] [an error occurred while processing this directive]