Enciclopédia de Termos Lógico-Filosóficos
31 de Outubro de 2006 ⋅ Lógica

Questões fundamentais

Enciclopédia de Termos Lógico-Filosóficos, direcção de João Branquinho, Desidério Murcho e Nelson Gonçalves Gomes
São Paulo: Martins Fontes, 2006, 803 pp.
ComprarPrefácioAutoresÍndice de artigos

Esta enciclopédia abrange, de maneira introdutória mas desejavelmente rigorosa, uma diversidade de conceitos, temas, problemas, argumentos e teorias localizados na área relativamente recente de "estudos lógico-filosóficos". O território teórico abrangido nesta área é extenso e de contornos por vezes difusos; inclui um conjunto de questões fundamentais acerca da natureza da linguagem, da mente, da cognição e do raciocínio, bem como questões acerca das conexões destes com a realidade não mental e extralinguística. Por um lado, estes estudos são filosóficos em virtude do elevado grau de generalidade e abstracção das questões examinadas (entre outras coisas); por outro, são lógicos em virtude de serem logicamente disciplinados, no sentido de se fazer um uso intenso de conceitos, técnicas e métodos provenientes da lógica.

Esta é uma edição revista e aumentada do volume publicado em 2001 (Lisboa: Gradiva), e que agora se publica no Brasil e em breve em Portugal. A edição original resultou de um projecto de investigação desenvolvido na Sociedade Portuguesa de Filosofia durante os anos de 1994 a 1996, financiado pela então Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica no âmbito do seu Programa Estímulo para as Ciências Sociais e Humanas (PCSH/C/FIL/502/93).

Esta nova edição foi generosamente financiada e apoiada pelo Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, no âmbito do qual decorreu a investigação que lhe deu origem, com o nome "Projecto Enciclopédia de Termos Lógico-Filosóficos, Nova Edição" (2002-2004).

Da edição original mantiveram-se todos os artigos, dos quais se eliminaram muitas gralhas tipográficas e infelicidades de estilo. Alguns artigos foram ligeira ou substancialmente revistos, tendo-se acrescentado cerca de cinquenta remissões e artigos inteiramente novos. A enciclopédia conta agora com 606 artigos. Entre os artigos novos contam-se os seguintes:

a priori
analítico
argumento de autoridade
argumento ontológico de Gödel
argumentos bayesianos a favor da crença religiosa
argumentos sobre a existência de Deus
atomismo lógico
behaviorismo radical
definição
filosofia analítica, história da
juízo
lógica dialógica
lógica informal
lógica paraconsistente, história da
lógica paraconsistente, sistemas de
modalidades
número
paradoxos epistémicos
proposição, teorias da
quase-verdade
sofisma
teoria da relatividade

Alguns artigos

Termos de utilização ⋅ Não reproduza sem citar a fonte