Enciclopédia de Termos Lógico-Filosóficos
Setembro de 2001 ⋅ Filosofia Aberta

Lógica & filosofia

Enciclopédia de Termos Lógico-Filosóficos, org. por João Branquinho e Desidério Murcho
Gradiva, Agosto de 2001, 744 pp.
ComprarPrefácioExcerto
Segunda edição

Os estudos lógico-filosóficos constituem uma área crucial da filosofia do século XX. Do mesmo modo que os novos métodos dos séculos XVI e XVII provocaram uma revolução científica que ainda hoje se faz sentir, também os novos métodos de análise conceptual do século XX revolucionaram a filosofia. Todavia, a filosofia do século XX e os seus métodos de análise lógica são praticamente desconhecidos em Portugal. Para colmatar esta lacuna na cultura filosófica nacional a Sociedade Portuguesa de Filosofia reuniu uma equipa de especialistas nacionais e estrangeiros para compilar esta enciclopédia — a primeira do género em Portugal.

Importante para estudantes e investigadores, professores e público em geral, esta Enciclopédia abrange, entre outras, as seguintes disciplinas e temas:

Edição apoiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

João Branquinho é Professor Associado no Departamento de Filosofia da Universidade de Lisboa. Licenciado e mestre pela mesma instituição, é doutor em Filosofia pela Universidade de Oxford. Coordena o mestrado em Filosofia da Linguagem e da Consciência da Faculdade de Letras de Lisboa e pertence à direcção da revista Disputatio. Publicou artigos nas revistas Analysis e Nôus, revistas com sistema de submissão anónima, e vários outros artigos em revistas nacionais de filosofia. Organizou recentemente o volume The Foundations of Cognitive Science (Oxford University Press, 2001).

Desidério Murcho é licenciado e mestre em Filosofia pela Universidade de Lisboa, membro da direcção da Sociedade Portuguesa de Filosofia e membro fundador do Centro para o Ensino da Filosofia daquela instituição. Dirige com Guilherme Valente a colecção Filosofia Aberta, na Gradiva, e traduziu vários livros de filosofia. É director executivo da revista Disputatio. É fundador e director da Crítica, a maior publicação portuguesa de filosofia na Internet, e colaborador da revista Livros. Prepara neste momento o seu doutoramento em Filosofia no King's College de Londres, onde é bolseiro da FCT.

Autores principais

Autores estrangeiros

Autores convidados

Jovens autores

Termos de utilização ⋅ Não reproduza sem citar a fonte