Como se Faz um Filósofo
21 de Abril de 2007 ⋅ Filosoficamente

Despertar para a filosofia

Como se faz um Filósofo, de Colin McGinn
Tradução de Célia Teixeira
Revisão científica de Desidério Murcho
Bizâncio, Março de 2007, 252 pp.
ComprarRecensãoRecensão
RecensãoRecensão

Como se faz um Filósofo acompanha o percurso de Colin McGinn, filho e neto de mineiros, originário de Blackpool; na infância o melhor que poderia aspirar seria a uma carreira na construção civil ou como baterista num grupo de rock. Porém, durante a adolescência descobre Descartes e apaixona-se pela filosofia. Sendo o primeiro da sua família a ingressar na universidade, a escolha da filosofia não era a mais óbvia ou a mais bem aceite e assim começa pela psicologia. Posteriormente decide-se em definitivo por aquela, tendo de enfrentar a perplexidade dos pais e da família. O que faz um filósofo? Como vive? De que se sustenta?

Desde a infância em Inglaterra até à partida para a América, McGinn guia-nos de forma apaixonante pelo que foi a evolução do seu pensamento e a sua maturação como filósofo. Apresenta uma perspectiva contemporânea das grandes figuras da filosofia do século XX (incluindo Bertrand Russell, Jean-Paul Sartre, Noam Chomsky, entre outros), conta as histórias dos professores que o marcaram, as suas aventuras com os jogos de vídeo, o seu gosto pelo mar, os seus breves encontros com Jennifer Anniston ou Spielberg, sempre numa prosa elegante, clara e acutilante.

Dos estudantes de Filosofia ao leitor comum, todos se deixarão prender pela vivacidade das páginas escritas por McGinn.

Aclamação

"Escrito de forma brilhante, profundamente honesto, frequentemente divertido este livro revela a história pessoal de McGinn, tão fascinante quanto a sua carreira do filósofo."
— Oliver Sacks

Colin McGinn

Sobre o autor

Colin McGuinn frequentou a Universidade de Oxford, onde foi também professor. É um dos mais importantes filósofos da actualidade, tendo escrito inúmeros artigos sobre a filosofia e os filósofos em publicações como a New York Review of Books, London Review of Books, New York Times Book Review, etc. Já escreveu diversos livros de filosofia e publicou um romance. Ensina na Universidade de Rutgers e vive em Nova Iorque.

"A ciência é sem dúvida uma tarefa importante e nobre, mas não é a única forma de investigação intelectual com valor. Não devemos abraçar a ideia de que uma pergunta ou é científica ou coisa nenhuma." (Colin McGinn)

Índice

Prefácio
Capítulo 1 — Primeiras Inquietações
Capítulo 2 — Da Psicologia à Filosofia
Capítulo 3 — Lógica e Linguagem
Capítulo 4 — Mente e Realidade
Capítulo 5 — Crença, Desejo e Wittgenstein
Capítulo 6 — Consciência e Cognição
Capítulo 7 — Metafilosofia e Ficção
Capítulo 8 — Mal, Beleza e Lógica

Termos de utilização ⋅ Não reproduza sem citar a fonte