Sobre nós
A Crítica (ISSN 1749-8457) é uma revista de filosofia publicada em exclusivo na Internet, fundada e dirigida desde 1997 por Desidério Murcho. A presença da Crítica no Facebook é assegurada por José Oliveira, que é também assistente editorial.
Submissões
Os artigos, recensões e traduções devem ser enviados por email para o assistente editorial, num anexo. O anexo deve estar anonomizado, ou seja, sem nome dos autores nem outros elementos que revelem a sua identidade. O seu trabalho será avaliado anonimamente pelo director, que poderá recorrer a pareceres externos.
- Não envie trabalhos que já tenham sido publicados alhures, na mesma língua. A Crítica não publica esses trabalhos.
- Não envie trabalhos que estejam em avaliação alhures. Se já submeteu o seu trabalho a outra revista, espere primeiro que esta o rejeite, ou cancele a sua submissão.
Eis o género de materiais que são bem-vindos:
- Artigos originais de investigação filosófica, que sejam esclarecedores e estejam escritos numa linguagem clara e simples.
- Artigos introdutórios de filosofia, para esclarecimento dos estudantes e do público em geral.
- Recensões de livros de filosofia ou filosoficamente relevantes, que descrevam com cuidado o conteúdo do livro, podendo incluir também uma discussão crítica aprofundada.
- Traduções de artigos introdutórios, ou capítulos de livros, filosoficamente relevantes.
- Traduções de clássicos de filosofia e de artigos actuais influentes.
Caso as traduções não sejam da autoria de tradutores experientes e já publicados, terão de ser revistas por um professor ou tradutor experiente antes de serem enviadas para a Crítica.
Recensões
As recensões de livros são um veículo informativo da máxima importância, e fazem parte de qualquer prática académica saudável. Eis algumas indicações que visam promover a qualidade das recensões:
- As recensões são sobretudo um serviço prestado ao leitor. O autor da recensão deve pretender dar a conhecer, de maneira fidedigna, os aspectos centrais do livro recenseado.
- Uma boa recensão descreve correctamente os aspectos centrais do livro. E descreve também, ainda que sumariamente, o conteúdo de cada capítulo.
- Uma recensão pode deter-se mais detalhadamente num ou noutro aspecto ou capítulo considerado de particular interesse.
- Uma boa recensão tem de descrever o livro de maneira fidedigna, mas pode incluir ou não críticas às ideias do autor. Caso as inclua, devem ser generosas, bem intencionadas e construtivas.
- Na Crítica não há limites de dimensão para as recensões, e estas podem incluir notas e referências bibliográficas, como num artigo.
Caso tenha dúvidas, contacte o assistente editorial.
Termos de utilização
A leitura e utilização da Crítica implica a aceitação os seguintes termos de utilização:
- Os autores dos materiais publicados na Crítica mantêm todos os seus direitos legais de propriedade intelectual, podendo reproduzi-los e reeditá-los sob qualquer forma, comercial ou não.
- É proibida a reprodução de materiais publicados na Crítica, seja por meios impressos, como livros, revistas ou jornais, seja por quaisquer meios electrónicos, incluindo a Internet.
- A leitura, impressão e armazenamento da Crítica é gratuita.
Copyright ©
2025
criticanarede.com
ISSN 1749-8457